1956 – Foi realizado em Ferraz de Vasconcelos um “Acampamento Experimental” para conhecer a receptividade do público a essa nova atividade, na época ainda desconhecida.

1957 – Perante o sucesso do “acampamento experimental”, decidiu-se prosseguir no projeto, agora como “Acampamento MAB”, num sítio mais amplo, situado entre Cosmópolis e Artur Nogueira, no interior do Estado. Esta primeira temporada foi em barracas, dormindo sobre sacos de palha, usando um cano de bambu com furos como torneira e chuveiro. Um evento inesquecível para os “pioneiros”!

1958 – Em 19 de Janeiro foram inaugurados os primeiros prédios: o antigo dormitório e o refeitório. A casa da administração ainda estava em obras. As três primeiras temporadas foram apenas para rapazes e moças. Somente em julho de 1958 foi feita a experiência de acampamento com crianças. Havia receio de que os pais não enviariam seus filhos, no entanto foi uma experiência bem sucedida que se tornou uma de nossas atividades mais prestigiadas.

1960 – Até esta data o trajeto dos acampantes até Cosmópolis era feito de trem, fazendo uma baldeação em Campinas. Em 1960 a linha férrea Campinas-Cosmópolis fechou e foi necessário fazer um trecho da viagem com ônibus fretado. Como a estrada era bem ruim qualquer chuva obrigava os acampantes a viajarem de Cosmópolis ao sítio na carroceria de um caminhão.

1961 – A Ação Bíblica era proprietária apenas de uma parte do sítio e nesse ano foi possível comprar toda a área de oito alqueires.

1962 – A luz elétrica chegou à região e foi instalada no sítio.

1963 – Foi inaugurada uma pequena piscina cimentada. Também foi inaugurado um salão para reuniões e cultos – antes tudo acontecia no refeitório.

1965 – Até então os próprios acampantes faziam todo o trabalho de limpeza. Nesse ano começaram a montar equipes de serviço para ajudar nas semanas de crianças.

1968 – Foi adquirida uma geladeira industrial para melhor conservação dos alimentos e aprimoramento do cardápio.

1969 – Foi inaugurada a despensa de alimentos e, para felicidade dos acampantes, o campo de futebol foi terraplenado e gramado!

1970 – A quadra aberta é cimentada e constrói-se uma arquibancada. A despensa ganhou um freezer.

1971 –O Acampamento MAB compra a sua própria louça. É um grande conforto para os acampantes que até aqui tinham que trazer seus pratos, talheres e copos de casa! Agora a equipe passa a servir em todas as semanas e não apenas nas semanas de crianças.

1972 – Foram comprados colchões de espuma para todas as camas.

1975 – O lago foi reformado, passando a ter uma ilha com quiosque. Até hoje um cartão postal do MAB

1977 – É inaugurada a “Caasa do ipê”, num novo conceito de dormitórios mais amplos e confortáveis.

1978 – Nesse ano foi feita a primeira brincadeira temática chamada “Caça ao Tesouro Perdido”; daí em diante, brincadeiras divertidas fizeram a marca do MAB a cada temporada.

1987 – São inauguradas duas novas piscinas: adulto e infantil, ambas com água tratada; no lugar da antiga de água corrente.

1995 – Um forte vendaval fez um grande estrago no acampamento, levando à derrubada do velho dormitório.

1996 – Um novo dormitório, a “Casa dos Pinheiros” é inaugurado, possuindo quatro quartos, cada um com suas instalações sanitárias.

1997 – O culto de comemoração dos 40 anos é realizado dentro da quadra coberta, ainda inacabada.

1998 – O ginásio coberto fica pronto, uma grande ajuda para os dias de chuva!

1999 – Chega ao MAB uma máquina de lavar louça industrial, garantindo um novo padrão de higienização em alta temperatura.

2000 – Inaugurada a “Casa das Orquídeas”: São seis amplas suítes, cada uma com capacidade para 12 acampantes.

2002 – Uma reforma completa é feita na “Casa das Palmeiras”.

2006 – Inaugurado um circuito com brinquedos radicais no bosque.

2007 – As piscinas são totalmente reformadas, bem como seus sistemas de filtros.

2009 – Reconstrução da ponte sobre o rio, na estrada de acesso à propriedade.

2010 – Construção da nova cozinha e cantina, cercada por um amplo terraço coberto.

2011– Reforma geral da área de lavação, construção da nova despensa, sanitários para cadeirante, rampas e obras de acessibilidade em todo o entorno do refeitório.

2012 – Ampliação e transformação da antiga garagem em salão de jogos, duplicação da área coberta e redimensionamento da rede elétrica do sítio com cabeamento aéreo isolado. Comemoração dos 55 anos do MAB!

2013 – Transformação da “Casa do Ipê” de 2 para 3 dormitórios, cada um com suas instalações sanitárias independentes. Construção de novo e maior Galpão rústico com churrasqueira, fogão a lenha e forno de pizza.

2014 – Diante da seca, reforma da cisterna e aumento em 60.000 litros da capacidade dos reservatórios de água. Construção de instalações sanitárias junto às piscinas.

2015 – Caramanchão na ilha do lago totalmente refeito, melhorias no salão de jogos, alambrado para reter as bolas no campo de futebol, aquisição de forno combinado e gerador para o caso de faltar energia.
 
2016 – Reforma de vários telhados, melhoria da acessibilidade para cadeirantes e toda a parte alta do Acampamento, aquisição de ultra-congelador.